terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um detalhe a mais

Sempre questionei o poder da teledramaturgia em nossas vidas. Será que nos espelhamos naqueles personagens de caráter tão definidos e, às vezes, até exacerbados estampados nas telas cada vez mais finas que temos em nossas casas?
Apesar das inúmeras cenas de violência e de conteúdo adulto, os altos índices de audiência das novelas revelam que somos parte de um país onde o escapismo e o lazer são encontrados em frente à TV. Não importa se assistimos de vez em quando, se somos telespectadores assíduos, ainda que escondidos, fato é que podemos nos render aos luxos e desamores de algo quando estamos expostos a ele. E com esta jovem jornalista não foi diferente.
Para quem acompanhou a última novela das 21h da Rede Globo, Insensato Coração, deve soar familiar um personagem indignado com a impunidade pública, jornalista com vontade de fazer a diferença e dono de um blog que, aos poucos, ganhou corpo e relevância. Este era o personagem Kléber, protagonizado pelo ator Cássio Gabus Mendes. E aquele era o momento em que a falsa/verdadeira identidade inspirava a telespectadora, exceto, é claro, pelos traços altamente homofóbicos do personagem.
Não, não tenho a pretensão –ainda que sobre vontade- de usar este espaço para o jornalismo investigativo e de torná-lo uma ferramenta de grandes mudanças, mas, como diriam os poetas, o essencial e a diferença se fazem com os detalhes, nas nuances e entrelinhas, então, sejam bem vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário